A origem da sexta-feira 13 e seus casos sinistros

A origem da sexta-feira 13 e seus casos sinistros

a origem da sexta feira 13 e seus acontecimentos sinistros

Sexta-feira 13: você conhece a origem dos mitos, boatos e especulações que cercam essa data? Assim como as histórias, existem diversas “explicações”, difundidas em diversas culturas ao redor do mundo, para as sextas 13 serem consideradas dias de grande azar.

 

Primeiramente, de um ponto de vista bíblico, Jesus Cristo teria sido crucificado em uma sexta-feira e, antes disso, celebrou uma ceia que, ao todo, contava com 13 participantes.

 

Outra relação vem da França e de sua época monárquica. Segundo relatos históricos, o rei Felipe O Belo IV teria ordenado a perseguição dos Cavaleiros da Ordem Templária na sexta-feira, 13 de Outubro de 1307. O fato desencadeou o término de uma das principais e mais prestigiada ordem religiosa, que chegou ao seu fim com a cremação de seu último grão-mestre, Jacques de Molay, em 18 de Março de 1314, após passar anos aprisionado em masmorras.

 

+ Museu da Imagem e do Som terá programação de terror especial nesta sexta-feira 13

+ Nokia relança ‘tijolão’ e promete bateria para 43 dias

 

Outra explicação da origem da sexta-feira 13 vem da mitologia nórdica. O deus Odin teria oferecido um banquete para outras 12 importantes divindades, mas não convidou Loki, o deus do fogo. Ofendido, Loki compareceu à reunião e causou discórdia, resultando na morte de Balder, na época uma das mais belas divindades conhecidas. Daí a história de que um encontro com 13 pessoas não é boa ideia.

 

Uma última história vem da Escandinávia. Freyja, a deusa do amor e da beleza cujo nome deu origem a Friday (sexta-feira em Inglês; “dia de Freyja”), teria se transformado em bruxa quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Como forma de vingança, Freyja reunia-se às sextas com 11 bruxas e o demônio, formando 13 seres a rogar pragas sobre a humanidade.

 

Tragédias e acontecimentos sinistros

 

Uma boa superstição conta com acontecimentos para validá-la. Por isso, listaremos alguns fatos sinistros que aconteceram em sextas-feiras 13.

 

No Brasil, o AI-5, decreto que enrijeceu a censura e institucionalizou a tortura durante a ditadura militar, foi promulgado em 13 de Dezembro de 1968, uma sexta-feira.

 

O Grande Dilúvio bíblico, também teria ocorrido em uma sexta-feira 13.

 

Em 13 de Novembro de 2015, uma sexta-feira, terroristas deixaram 137 pessoas mortas e outras 415 feridas, em Paris, na França.

 

+ Vaporizadores e cigarros eletrônicos podem ser proibidos nos EUA

 

Um acidente de avião com um time de rúgbi uruguaio ocorreu nos Andes, no dia 13 de Outubro de 1972, uma sexta-feira. Ao todo, 29 pessoas morreram e 16 sobreviveram. Os sobreviventes foram resgatados 72 dias depois e tiveram que comer carne humana para sobreviver.

 

Existem outras tragédias nesse dia, em todos os cantos do mundo. Mas, sobre o dia de hoje, o mais interessante é que nesta sexta-feira 13 de Setembro de 2019, a noite será de lua cheia: uma junção mística que não acontece desde Outubro de 2000, e acontecerá novamente apenas em Agosto de 2049.

 

Então, já sabe: todas as energias podem estar potencializadas, sejam estas positivas ou negativas. E aí, vai sair de casa hoje?

 

 

 

 

 

Comentários

Redação Portal Mundo

Redação oficial do Portal Mundo e do grupo Mundo Psicodélico.