Alerta: curados do novo coronavírus podem ter sequelas!

Alerta: curados do novo coronavírus podem ter sequelas!

curados do novo coronavírus portal mundo covid19

Hong Kong afirma que pacientes curados do novo coronavírus tiveram deterioração da função pulmonar. Os resultados, no entanto, ainda não são conclusivos.

 

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus, o COVID-19, o fluxo de informações sobre a doença está completamente caótico. Afinal, a verdade é que nosso conhecimento ainda não está completo sobre como o vírus age e quais são as complicações para nossa saúde.

 

Autoridades médicas de Hong Kong (território autônomo chinês) anunciaram nos últimos dias graves consequências do coronavírus em pacientes já curados. Segundo o relatório, os curados da doença podem apresentar sequelas pulmonares, perda de capacidade respiratória e asfixia ao praticar exercícios. As informações traduzidas são do Terra.

 

 

Leia também:

 

 

Os estudo de caso dos primeiros curados do novo coronavírus

 

O alerta, ainda não conclusivo, foi baseado em um estudo de caso com 12 pacientes já curados. Owen Zeng, chefe do centro de Doenças Infecciosas do Hospital Prencess Margaret, afirmou que três deles não conseguem fazer coisas que faziam antes da contaminação.

 

“Eles não conseguem respirar quando andam depressa. Alguns pacientes podem experimentar uma redução de 20% a 30% na função pulmonar”, relatou o jornal South China Morning Post. De acordo com a publicação, essas pessoas ainda serão submetidas a novos exames para determinar até que ponto sua função pulmonar foi deteriorada. Além disso, vão passar por fisioterapia para fortalecer os pulmões.

 
 
Para chegar a esses resultados, os pacientes curados do novo coronavírus foram submetidos a exames de tomografia computadorizada. Os exames mostraram sequelas internas no órgão.
 
 
Zeng, no entanto, salienta que ainda não é possível afirmar se os efeitos negativos perdurarão a longo prazo pois os resultados são inconclusivos. Os especialistas também pretendem descobrir se há alguma ligação entre a COVID-19 e o desenvolvimento de fibrose pulmonar.
 
 

Por fim, o médico aconselhou aqueles que forem considerados curados a fazer exercícios para estimular o sistema cardiovascular, tais como natação, para ajudar os pulmões a se recuperarem. Fica o alerta.

 

 

Comentários

Avatar

Biólogo, Fotógrafo e aluno do Instituto de Botânica de São Paulo. Atua no Portal Mundo como Editor-Chefe de Redação e Conteúdo e na Tv Mundo como Diretor.