As formas de arte digitais e ‘vivas’ de Adrien M e Claire B

A Adrien M & Claire B Company cria formas de arte digitais e vivas, que vão desde o desempenho do palco às instalações. É co-dirigido por Claire Bardainne e Adrien Mondot, cuja abordagem coloca a experiência humana no centro das questões tecnológicas, com um forte foco visual no corpo e tecnologias sob medida criadas internamente. Eles se esforçam para criar arte digital viva: móveis, artesanais, de curta duração e responsivos.
Tudo começou em 2010 quando Adrien conheceu a artista visual, designer gráfico e cenógrafa Claire Bardainne. Pós-Graduada na escola “Estienne e Paris Arts Déco”, a sua abordagem centra-se nos reinos imaginários transmitidos por imagens e gráficos, especialmente em sua capacidade de construir espaço.
Juntos, eles aspiram a criar uma arte de movimento para definir o corpo humano em ressonância com artes gráficas e digitais. O resultado é uma linguagem visual poética mesclando dimensões imaginárias, reais e virtuais, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades ilimitadas de exploração artística.
+ Primeiro espaço de arte imersiva da América Latina será em São Paulo
Depois de unir forças em uma visão criativa compartilhada em 2011, eles criaram sua empresa Adrien M & Claire B. Transcender os limites espaciais do palco e os limites de tempo de desempenho é fundamental para essa transformação. Juntos, eles criam a exposição interativa “XYZT Abstract Landscapes”.
Hakanaï, Adriem M & Claire B, 2013. photo © Romain Etienne</em
Em 2011, eles escreveram a conferência-performance “Un point c’est tout” e a cenografia digital de “Grand Fracas issus de rien”, dirigida por Pierre Guillois. Em 2013 eles criaram o Hakanaï, um show para um dançarino em um ambiente imersivo.
Em 2014, eles co-assinam o desempenho do Pixel com Mourad Merzouki. Em 2015, eles criaram o Le Moulinement de l’Air e ganharam o prêmio SACD Digital Creation do ano.
+ Tudo que você precisa saber pra viajar bem barato pelo Brasil – ou quase de graça
Em 2017 eles retornaram com uma nova série de instalações, intitulada “Mirages & Miracles”.
photo © Romain Etienne + photomontage Adrien M & Claire B
Variando de pequeno a grande trabalho, o corpo de instalações de “Mirages & Miracles” oferece uma delicada coincidência entre o virtual e o material. Ele oferece um conjunto único de cenários improváveis que se enraíza tanto na miragem quanto no milagre, e brinca com as fronteiras entre o verdadeiro e o falso, o animado e o inanimado, o autêntico e o enganoso, o mágico, o maravilhoso e o indescritível.
Veja um vídeo da instalação:
⇒ Siga-nos no Instagram para atualizações diárias