Como manter o hábito da leitura em um mundo audiovisual

Como manter o hábito da leitura em um mundo audiovisual

Os números do hábito de leitura no Brasil não são dos melhores. Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, de 2016, 55% da população tem o hábito de leitura. Pode parecer um número relevante e bom, no entanto, se comparado com países desenvolvidos, a diferença é de cerca de 30% (países como Estados Unidos e Japão têm esse número em torno de 85%).

 

Pra piorar, 30% da população brasileira nunca comprou um livro.  Seguindo este caminho, as vendas de livro no Brasil vêm caindo 3% ao ano desde 2015.  Dados de uma pesquisa do ano passado, feita pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, apontam que a leitura ficou em 10º lugar quando o assunto era o que fazer no tempo livre. Em primeiro lugar está assistir TV (73%), a seguir ouvir música (60%) e em terceiro usar a internet (47%). 

 

Em um mundo moderno, tecnológico e audiovisual, os fatores e as distrações que vão contra o hábito de leitura são diversos. Smartphones que são como computadores, redes sociais que te enchem de notificações e sabem exatamente o que te oferecer, Netflix e outras plataformas de streaming com conteúdos infindos; enfim, assim fica quase impossível passar uma hora inteira focado na leitura de um livro.

 

Por isso, no intuito de preservar este que é um hábito enriquecedor, listarei algumas estratégias que poderão lhe ajudar a manter o gosto pela leitura ou até mesmo expandi-lo.

 

+ Uma em cada 5 crianças já considerou o suicídio devido ao bullying

+ No Texas, casas para moradores de rua são construídas com impressora 3D

 

Programe-se

 

O primeiro passo é se programar para ler e definir em qual momento do dia você o fará. Uma opção que aplico e funciona (muito!) é ler antes mesmo de levantar da cama ao acordar e também antes de dormir. Procuro ler pelo menos 25 páginas em cada um desses momentos. Claro, nem todos podem aplicar esta estratégia; mas com certeza existe em sua rotina um momento em que consiga parar e ler um pouquinho. Talvez no horário de almoço, talvez apenas antes de dormir ou talvez até mesmo no transporte público entre uma função e outra.

 

É importante também sempre ter com você um livro, principalmente para aqueles que possuem uma rotina muito variável. Quando pintar aquela folguinha, corre pro livro e tenta ler um pouco.

 

Técnica Pomodoro

 

Você provavelmente já escutou falar deste método de trabalho, mas talvez não seja familiarizado com o termo. A técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ela consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Sabendo como funciona, você pode adaptar a técnica de forma que funcione melhor para você. Por exemplo, a cada capítulo lido, permita-se 5 minutos no celular para checar as redes sociais e responder as mensagens. Funciona que é uma beleza!

 

+ Mulheres que sofrem sexismo têm 3x mais chances de desenvolver depressão

 

Por ter parado no início de um capítulo, um bom gancho do autor pode ser suficiente para lhe trazer de volta. E como você checou suas redes sociais e as mensagens, não vai ter aquela ânsia de verificar o que está acontecendo ou se estão falando com você; consequentemente, você conseguirá se prender mais ao livro.

 

Audiobooks podem ser surpreendentes

 

“Ah! Audiobook não tem nada a ver com o hábito de leitura!” Se você pensa isso, é aí que você se engana. Audiobooks são nada mais nada menos que uma forma mais prática de consumir um conteúdo que em sua forma original pode ser inviável para alguns devido à rotina ou outros motivos específicos.

 

+ 5 formas de ir ao espaço, caso tenha grana ou coragem

 

Por muito tempo eu também tive um enorme preconceito com Audiobooks. No entanto, recentemente desconstruí minha própria recusa e decidi dar uma oportunidade. E foi incrível, tão bom quanto uma leitura. O formato de audiobook pode ser a salvação de muita gente que tem a rotina corrida e simplesmente não consegue parar um minuto.

 

Faça o teste: ao invés de escutar as mesmas músicas de sempre nos momentos livres ou no transporte público, escute um audiobook. Você vai se surpreender com o resultado.  Mas atenção: certifique-se de escolher um tema do seu interesse. Caso contrário, a experiência pode ser uma catástrofe.

 

Leia ao mesmo tempo mais de um livro

 

Ok, você pode discordar desse tópico com o argumento de que “Não estou lendo nem um! Imagina dois!”. Mas se você perceber ou perguntar, leitores experientes geralmente leem mais de um livro por vez. Algumas vezes três, quatro ao “mesmo tempo”. O por quê? É simples: sua mente em alguns momentos irá rejeitar alguns conteúdos, mas poderia se sentir atraída por outros.

 

+ Nokia relança ‘tijolão’ e promete bateria para 43 dias

+ Muco produzido pelo sapo pode combater a depressão, segundo estudo

 

No meu caso, por exemplo, quando fumo um cigarro de maconha e vou ler, não consigo ler nenhuma outra coisa que não livros de fantasia. Viajo longe imaginando as batalhas. Nestes mesmos momentos, já tentei ler livros teóricos ou ficção que não fosse de fantasia, mas simplesmente não deu certo, nenhum soava interessante o bastante para minha mente.

 

Faça isso, experimente ir lendo dois livros completamente diferentes “ao mesmo tempo”. Vai ver como sua mente vai pedir por cada um em momentos distintos. Depois que você passar a conhecer o seu próprio interesse, ficará tudo mais fácil.

 

Viva a literatura

 

Um livro é muito mais do que aquela série de páginas em sua frente. Ele tem a sua história própria, que é a história da criação da obra pelo escritor. Tente ficar por dentro disso. Conheça o escritor, busque por informações e curiosidades acerca dele e do livro, assim, você vai se sentir muito mais próximo da narrativa e consequentemente a leitura será vezes mais envolvente.

 

Da mesma forma, busque participar de feiras literárias e outros eventos do tipo. A paixão pela leitura é algo que se desenvolve a partir de muitos pontos e participar destes eventos ajudará você a se sentir mais próximo da literatura como um todo.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Aplique em sua rotina e conta pra gente depois se deu certo!

 

Siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com Mandragora – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes da marca!

Comentários