
13 out Confira as fotos aprimoradas da Lua durante a missão Apollo 17
Em dezembro de 1972, a equipe da missão Apollo 17 realizava a última missão do programa da Nasa na Lua. Durante esta passagem, os astronautas registraram diversas imagens.
A tripulação da Apollo 17 foi composta pelos astronautas Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans e Harrison H. Schmitt.
Recentemente, Kevin Gill, engenheiro de software da NASA expert em edição de imagens, por meio do seu Twitter divulgou as releituras e edições feitas com base nas fotos de 1972.
Leia também:
Com as edições, Gill trouxe mais textura, mais cor e contraste às imagens da tripulação e da missão, deixando-as mais próximas daquilo que os astronautas viram quando estiveram em nosso satélite natural.
Apollo 17 astronaut Ron Evans (1933-1990) was awesome and I will not accept any arguments to the contrary. pic.twitter.com/JZldAUn4lw
— Kevin M. Gill (@kevinmgill) October 4, 2020
Confira os resultados:
Fotos: NASA com edição gráfica de Kevin Gill
Aliás, os astronautas Cernan e Schmitt descobriram, na prática, que a superfície lunar não tinha apenas cores claras; na verdade, eles encontraram solo alaranjado por lá, que você vê na foto abaixo. Nesta, o expert aprimorou a saturação das cores para podermos observar algo próximo àquilo que os astronautas viram durante a missão:
Outra imagem tratada mostra a solução que os astronautas encontraram para resolver um problema que ocorreu na parte traseira do rover, e os controladores de voo sugeriram colar alguns mapas com fita adesiva para que a poeira lunar não fosse deslocada pelas rodas do veículo e acabasse cobrindo os astronautas.
A Apollo 17 contou com três passeios sobre a superfície lunar, e a tripulação passou mais de 70 horas na superfície da Lua. Eles puderam reunir 110,4 kg de materiais para estudos. Em breve, as missões Apollo 14 à 17 irão completar 50 anos.
Fonte: Universe Today