Os avanços da ciência no campo da Ayahuasca

Os avanços da ciência no campo da Ayahuasca

Descobertas recentes da ciência no campo do Chá de Ayahuasca

Jorge Riba, neurocientista e psicofarmacólogo, vive em Barcelona e usa a ciência para estudar a Ayahuasca e seus benefícios há 20 anos. Em uma entrevista para o Ayahuasca Portal, ele relatou os avanços da ciência em estudos com a Ayahuasca.

 

Recentemente, Riba conduziu uma pesquisa que encontrou evidências de que é possível induzir melhorias muito rápidas em sintomas de depressão de pacientes que não respondem aos medicamentos tradicionais.

 

 

Mais recentemente, ele conduziu experiências com os princípios ativos presentes na Ayahuasca. Os resultados apontaram estímulos no crescimento de novos neurônios no cérebro. “Acreditamos que permite uma reprogramação emocional que pode ser útil no tratamento de dependências, e em algumas disfunções de personalidade” disse Riba.

 

+ Composto encontrado na Ayahuasca combate a depressão

+ Filme sobre Ayahuasca revela segredos milenares

 

Segundo o neurocientista, “depois de muitos anos estudando o mecanismo de ação da Ayahuasca e seus benefícios, percebemos que ele é capaz de modular áreas do cérebro que estão envolvidas no processamento de memórias emocionais”. Ele acredita ainda que qualquer grupo humano que interagir com a Ayahuasca , “a redescobre, e a incorpora, em seu próprio escopo natural.”

 

A ciência, a Ayahuasca, seus benefícios os povos da Amazônia

 

Riba pensa que, “devemos aos habitantes originais da Amazônia esse conhecimento, que nos foi passado por muitos anos de uso de psicoativos que foram distribuídos na Europa e na América do Norte. Se eles (os povos da Amazônia) estão utilizando Ayahuasca por tantos séculos, devem ter boas razões para isso. Ayahuasca vem sendo usada para facilitar a introspecção, autoconhecimento, é uma abordagem diferente, não é baseada em religião, provavelmente não deve ser mais um ritual de passagem.”

 

Para ele, a sociedade está mais aberta ao que essas substâncias podem oferecer. Por isso, “o estigma antigo com que convivemos na última década está desaparecendo gradualmente e está sendo substituído por um espaço de evidência de dados”.

 

+ Cresce o número de turistas estrangeiros vindo ao Brasil atrás do Chá de Ayahuasca

+ Chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos alimentares

 

“Quando iniciei minhas pesquisas, há vinte anos, havia diferença, e reações negativas à esse tipo de estudo. Mas nos últimos quatro, cinco anos, mudou completamente. Eles viram que podemos fazer boa ciência. Que somos capazes de demonstrar como as substâncias modulam a dinâmica do cérebro humano. Os resultados são promissores, e o retorno que tenho recebido é muito positivo” ressaltou Riba.

 

Ele ainda destacou a importância da ciência saber se comunicar com a sociedade, “de uma maneira compreensível e com uma boa metodologia de acompanhamento”, para que as pessoas possam se esclarecer sobre essas substâncias.

 

Veja a entrevista na íntegra sobre os avanços da ciência no campo da Ayahuasca:

 

 

Colabore com o filme “Ayahuasca, o Espírito da Floresta”

 

Como já falamos aqui em nosso portal, o filme “Ayahuasca, o Espírito da Floresta”, é uma produção nacional e independente, que dependente de colaborações para que todo projeto seja concluído.

 

Até o momento, quase todos os gastos foram arcados pelos produtores. Mas, agora na reta final, eles contam com a colaboração dos interessados no tema Ciência e Ayahuasca. Não fique de fora!

 

Clique aqui e colabore. Assim você estará contribuindo com a difusão da cultura nacional e dos saberes ancestrais.

 

Para saber mais sobre o filme e toda produção, visite Ayahuasca Portal.

 

Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

• Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com VJ Vacão – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes!

Comentários