Engenheiros criam sabre de luz real capaz de cortar aço (vídeo)

Engenheiros criam sabre de luz real capaz de cortar aço (vídeo)

sabre de luz real portal mundo

O engenheiro James Hobson, do canal The Hacksmith Industries, criou um sabre de luz real, do tipo usado pelos Jedis no filme Star Wars, poderoso o suficiente para cortar uma porta de aço.

 

E quem nunca sonhou em ter um sabre de luz ou um Mjölnir (martelo do Thor) de verdade e funcional? Parece que esse é o objetivo do canal e da equipe de engenheiros do The Hacksmith Industries. 

 

Recentemente o engenheiro James Hobson mostrou um sabre de luz real, igual aos usados pelos Jedis. Hobson afirma se tratar do “primeiro sabre de luz retrátil baseado em plasma do mundo!!!”.

Link Patrocinado:

 

Leia também:

 

 

 

Sobre o equipamento, o líder da equipe de engenheiros afirma que se trata do “primeiro sabre de luz retrátil baseado em plasma do mundo”. A construção do sabre no estilo steampunk em materiais de alta durabilidade produz um fluxo laminar de gás propano líquido e oxigênio.

Link Patrocinado:

 

A uma temperatura de aproximadamente 2 mil graus Celsius, a queima do gás ocorre de forma extremamente concentrada através de bicos laminares. Estes bicos possibilitam a formação do feixe de plasma a partir da queima do propano.

 

Esses bicos especiais já são utilizados na indústria para outras funcionalidades, como para soprar vidro. Estima-se que o custo somente dos bicos ultrapasse os US$ 4 mil.

 

Mas convenhamos, ter um sabre de luz de verdade não tem preço! Afinal, mesmo caros, a produção de plasma somente é possível pela queima altamente concentrada que produz um feixe circular de plasma brilhante.

Link Patrocinado:

 

Vale ressaltar que o efeito é bem parecido esteticamente com os efeitos cinematográficos da produção de George Lucas, porém, este sabre é verdadeiramente perigoso como uma arma!

 

O segundo item do sabre de luz, a energia, precisaria de uma usina nuclear para ser como a que vemos nos filmes, segundo Hobson. Na falta de uma usina disponível, a galera do Hacksmith adaptou uma mochila personalizada para servir de fonte, com um circuito que controla o fluxo de gás.

 

Além disso, o sabre pode ter sua cor alterada, como os sabres dos Jedi (verdes) ou dos Sith (vermelho). Pra isso basta adicionar alguns sais na reação.

 

A criação aconteceu depois de quatro anos de trabalho dos engenheiros que fizeram outras tentativas até que conseguissem criar uma versão que pudesse se retrair e se estender como as armas que aparecem na ficção.

 

Confira todo o processo de fabricação do sabre de plasma:

 

 

E os testes pirotécnicos usando o sabre pra cortar coisas:

 

 

 

 

Comentários
Link Patrocinado:

Biólogo, Fotógrafo e aluno do Instituto de Botânica de São Paulo. Atua no Portal Mundo como Editor-Chefe de Redação e Conteúdo e na Tv Mundo como Diretor.