Inteligência artificial do Google pode ler livros inteiros

Inteligência artificial do Google pode ler livros inteiros

Quando se trata de músicas, vídeos, textos e discursos, o maior desafio para a Inteligência Artificial é compreender profundamente o contexto das informações, podemos dizer, a própria construção social.

 

Google enfrentou esse problema com o Transformer, uma rede neural que compara palavras em um mesmo parágrafo para entender a relação entre elas.

 

 

Leia também: Música em 8D: tecnologia permite sentir sons com o cérebro

 

 

Esse modelo é capaz de compreender textos de até mil palavras, sintetizá-los e traduzir frases inteiras. Apesar disso, quando a compreensão de um texto, vídeo ou imagem depende de um contexto mais complexo… As capacidades do Transformer não são suficientes.

 

Para corrigir esse erro, a Google lançou o Reformer, um modelo aprimorado que supre as deficiências do seu irmão mais novo. Com ele é possível criar artigos inteiros para Wikipedia através da síntese de múltiplos textos, isso porque Reformer tem a capacidade de compreender até um milhão de palavras — e com apenas 16GB de memória.

 

 

Leia também: Há cada vez mais evidências de que o universo é inteiramente conectado

 

 

Utilizando hash sensível à localidade (LSH), técnica algorítmica da Ciência da Computação, o modelo consegue unir palavras semelhantes próximas (não somente no mesmo parágrafo) e fazer comparações maiores e mais rápidas.

 

Essa habilidade impede que ele se perca em frases longas e contextos muito complexos. Além disso, ele também remontar imagens “cortadas”, como é possível observar na foto abaixo.

 

 

Engenheiros da Google afirmam que o Reformer consegue facilmente compreender livros inteiros, demonstrando um enorme potencial para processar textos em massa.

 

O Reformer pode processar romances inteiros, todos de uma vez e em um único dispositivo. No futuro, quando houver mais conjuntos de dados com texto longo para treinar, IAs como o Reformer poderão possibilitar a geração de composições coerentes longas.

 

O que achou dessa novidade? Dê sua opinião nos comentários! 

 

 

Comentários

Redação Portal Mundo

Redação oficial do Portal Mundo e do grupo Mundo Psicodélico.