Durante a atual quarentena o cenário de aglomerações migrou drasticamente para o meio digital, o que é ótimo para a contenção da pandemia. Pensando nisso, a organização da Marcha da Maconha organizaram o Maconhato ou “Maconhaço” nas janelas!
Diante das medidas de distanciamento social, buscando reduzir a propagação da pandemia COVID-19 que atinge fortemente o Brasil, a organização nacional da Marcha da Maconha e seus núcleos estaduais e municipais anunciaram uma série de eventos online em prol da legalização durante este 20/4 — data relacionada à cultura canábica como “4/20” na organização do calendário norte americano.
A celebração do dia 20 de abril é, historicamente, uma data relacionada com a luta pela legalização da maconha em âmbito internacional.
A Marcha da Maconha organiza, anualmente, eventos para comemorar e reafirmar suas reivindicações. Tradicionalmente os eventos da Marcha da Maconha começam a partir de 20 de Abril e perduram os meses seguintes.
A diferença é que este ano, impedidos de se aglomerar nas ruas, os participantes do maconhato nas janelas foram convocados a participarem de eventos e lives nas redes sociais.
Este ano o ativismo canábico tem se organizado de diversas maneiras principalmente diante da pandemia COVID-19 que assola várias regiões do mundo. Este ano a Marcha da Maconha convoca a todos para fazer barulho e ampliar o grito da regulamentação nas redes sociais, mesmo que distantes fisicamente.
Segundo nota compartilhada pelos núcleos “As Marchas da Maconha não sairão às ruas esse semestre, e cada local está se mexendo de alguma forma para não deixar as atividades e debates tão necessários ficarem parados nesse momento”.
Em tempos de distanciamento social e quarentena, a mobilização virtual é saída para diversos setores. Temos observado uma verdadeira explosão de lives, sejam palestras, aulas, debates, shows de música… teve até rave!
Espera-se perpetuar, mesmo na quarentena, o debate contra a guerra às drogas, legalização e redução de danos. Estes assuntos impactam às chamadas políticas públicas de saúde assim como a COVID-19, trata-se de uma transformação na sociedade baseada no cuidado, liberdade e solidariedade para com o próximo — princípios fundamentais para entender o porquê é importante ficar em casa.
Por fim, A Marcha da Maconha, O Portal Mundo e o Mundo Psicodélico convidam todos os simpatizantes da maconha a dedicarem hoje, 20/4 às 16:20 um momento de debate em prol da legalização. Estendam a bandeira verde nas janelas, liguem pros amigos, façam chamada de vídeo e, fica aqui o convite:
“#BASEADOEMFATOS. Dia 20 de abril, às 16h20: pano verde na janela, gritos pela legalização, sonzinho da hora tocando, fogo na bomba — vamos esfumaçar nossas vizinhanças! E depois registrar e ampliar isso nas redes sociais! Poste uma foto/vídeo usando as hashtags abaixo e marque a Marcha da Maconha da sua cidade!”
Utilize as hashtags para tornar a Marcha da Maconha e o Maconhato nas janelas o tema mais compartilhado e comentado da internet. Vamos chamar a atenção!