México deve legalizar totalmente a maconha no próximo mês

México deve legalizar totalmente a maconha no próximo mês

México legalização da maconha medicinal cannabis legalizar

O processo de legalização da maconha no México teve início. Após uma consulta nacional no mês passado em uma série de reuniões públicas, os legisladores do México concordaram em honrar a promessa de discutir a perspectiva de legalizar a maconha.

 

Tudo começou após uma decisão da Suprema Corte do país, no ano passado, que declarou ser inconstitucional “proibir o uso pessoal de cannabis”, alegando que feria o direito de livre criação de personalidade. Esta decisão foi uma parte essencial do processo para que o México afrouxasse suas leis sobre maconha.

 

+ Usuários de maconha buscam alívio e não apenas “onda”, aponta estudo

 

 

Uma série de audiências em todo o país ocorreu nos dias 12, 14 e 16 de agosto, permitindo que a população se pronunciasse sobre vários elementos da reforma da lei em torno de uma série de tópicos. Estas abordagens variaram desde a legalização da maconha recreativa até o seu uso medicinal.

 

Os resultados dessas consultas foram aclamados como “predominantemente a favor da legalização”. Agora os resultados estão na frente de ministros do governo que devem “aprovar a vontade do povo”.

 

+ Perigos da maconha prensada e formas de redução de danos

+ Metade dos brasileiros é a favor da venda de medicamentos à base de maconha

 

Velocidade e entusiasmo em legalizar a maconha no México

 

A velocidade e o entusiasmo em adotar uma legislação para legalizar a maconha no México é, de acordo com o especialista político norte-americano Jonathon Winterburn, “absolutamente notável”.

 

“Olha, não se preocupe, isso está quase pronto e acertado entre os partidos que estão no poder” disse ele ao The Leaf Desk.

 

Segundo Jonathon, não é mais uma questão de “se” o México legalizar a maconha, mas sim de quando. “E a reposta para isso parece já estar chegando ao Senado do México, onde o Partido Morena está basicamente dizendo que a legislação poderá ser elaborada antes do final de outubro.”

 

“Com isso, seria seguro assumir que isso será aprovado como lei na lei do governo central no primeiro semestre de 2020. Agora é altamente provável que o México se torne o próximo país do mundo a legalizar a maconha” concluiu Winterburn.

 

+ Redução de danos para fumantes: piteiras de papel, madeira ou murano?

+ Estado do Alabama, nos EUA, inicia discussão para legalizar maconha medicinal

+ Com doença degenerativa, general Villas-Bôas defende uso medicinal da maconha

 

Próximos passos da maconha no México

 

Os próximos passos, de acordo com um ex-diretor do Escritório Nacional de Política Nacional de Controle de Drogas, serão focados na regulamentação.

 

+ A cor do filtro do cigarro realmente importa? Descubra!

 

Gil Kerlikowske, ex-comissário de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA do ex-presidente Barack Obama, participou de uma cúpula no Senado mexicano na semana passada para debater a legalização assim como sua regulamentação: algo que ele insistiu que seria fundamental para o sucesso da legislação.

 

Destacando a necessidade de proteger os jovens dos riscos da maconha por meio de controle rigoroso, ele disse: “Temos que garantir que os jovens não usem e não sejam expostos a este produto”.

 

+ Menina de 13 anos cria empresa que vende óleo de maconha para crianças doentes

+ Maconha sem cheiro pode se tornar realidade

 

Kerlikowske pediu às autoridades mexicanas que garantissem que as receitas arrecadadas com a tributação da cannabis fossem investidas em reabilitação de drogas, programas educacionais assim como métodos de combate a qualquer reação dos cartéis de drogas.

 

“Se você quer um ambiente controlado para a maconha, precisa fazer todo o possível para eliminar o mercado negro” concluiu o ex-comissário sobre o processo de legalização da maconha no México.

 

Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com Mandragora – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes da marca!

 

Comentários