Museu de Arte do Rio cria websérie no Youtube

Museu de Arte do Rio cria websérie no Youtube

museu de arte do rio MAR portal mundo

Diante das políticas de isolamento social, o Museu de Arte do Rio (MAR) lançou a websérie “Percursos Mediados” que pode ser assistida no Youtube.

 

*Foto da capa: Rick Ipanema.

 

Já está no ar, no youtube oficial do Museu, a série inspirada em suas exposições.

 

Para garantir o acesso à cultura e exposições curadas pelo Museu, a iniciativa traz uma série de vídeos explicativos agrupados em temporadas. Cada temporada possui 5 episódios, sendo a primeira recentemente lançada no youtube.

 

A série “Percursos mediados”, criada pela equipe do Museu de Arte do Rio durante a quarentena imposta pela COVID-19, será baseada nas práticas pedagógicas do museu e que abordem temas presentes nas exposições mais atuais.

 

 

Leia também:

 

 

 

 

 

O acervo bibliográfico, museal e documental do MAR serão abordados nos vídeos de forma mais detalhada e democrática. O projeto também busca evidenciar a relação do território da região portuária do Rio de Janeiro com a comunidade local.

 

Cada temporada conta com cinco episódios que possuem todos recursos de inclusão e acessibilidade, como audiodescrição e legendas em LIBRAS. 

 

A primeira temporada leva para o ambiente virtual as mediações propostas para a exposição “O Rio dos Navegantes”, que ficou em cartaz de maio de 2019 até o fechamento temporário do museu, em março deste ano, e trazia uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram.

 

Os episódios são lançados sempre às segundas-feiras, às 10h. Em agosto estreiam os vídeos inspirados pela exposição coletiva “Rua!”, que discute as questões sociais das cidades e coloca a arte em diálogo com a cultura das ruas.

 

E e em setembro chega ao Youtube a temporada de “Pardo é Papel”, primeira individual do jovem artista carioca Maxwell Alexandre em um museu brasileiro.

 

Confira o primeiro episódio da série no youtube:

 

 

 

Comentários

Redação Portal Mundo

Redação oficial do Portal Mundo e do grupo Mundo Psicodélico.