
06 ago Museu de Arte do Rio cria websérie no Youtube
Diante das políticas de isolamento social, o Museu de Arte do Rio (MAR) lançou a websérie “Percursos Mediados” que pode ser assistida no Youtube.
*Foto da capa: Rick Ipanema.
Já está no ar, no youtube oficial do Museu, a série inspirada em suas exposições.
Para garantir o acesso à cultura e exposições curadas pelo Museu, a iniciativa traz uma série de vídeos explicativos agrupados em temporadas. Cada temporada possui 5 episódios, sendo a primeira recentemente lançada no youtube.
A série “Percursos mediados”, criada pela equipe do Museu de Arte do Rio durante a quarentena imposta pela COVID-19, será baseada nas práticas pedagógicas do museu e que abordem temas presentes nas exposições mais atuais.
Leia também:
O acervo bibliográfico, museal e documental do MAR serão abordados nos vídeos de forma mais detalhada e democrática. O projeto também busca evidenciar a relação do território da região portuária do Rio de Janeiro com a comunidade local.
Cada temporada conta com cinco episódios que possuem todos recursos de inclusão e acessibilidade, como audiodescrição e legendas em LIBRAS.
A primeira temporada leva para o ambiente virtual as mediações propostas para a exposição “O Rio dos Navegantes”, que ficou em cartaz de maio de 2019 até o fechamento temporário do museu, em março deste ano, e trazia uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram.
Os episódios são lançados sempre às segundas-feiras, às 10h. Em agosto estreiam os vídeos inspirados pela exposição coletiva “Rua!”, que discute as questões sociais das cidades e coloca a arte em diálogo com a cultura das ruas.
E e em setembro chega ao Youtube a temporada de “Pardo é Papel”, primeira individual do jovem artista carioca Maxwell Alexandre em um museu brasileiro.
Confira o primeiro episódio da série no youtube:
[vc_video link=’https://www.youtube.com/watch?v=Z-2GUmw_wlw&feature=youtu.be’]