Museus brasileiros disponibilizam tour virtual durante quarentena

Museus brasileiros disponibilizam tour virtual durante quarentena

museus brasileiros MASP arte

Tédio na quarentena? que tal um tour virtual pelos museus brasileiros como o MASP, Museu Nacional, Pinacoteca do Estado e vários outros? Os maiores museus brasileiros estão disponibilizando exposições virtuais durante a quarentena.

 

*Foto da capa: Renato Molás

 

 

A quarentena sem dúvida alguma teve impactos severos em nossas vidas. Enquanto somos obrigados a ficar em casa para conter o avanço do vírus o tédio e até mesmo a depressão podem nos desanimar, afinal ninguém gosta de ficar em casa tanto tempo.

 

O distanciamento social, no entanto, continua sendo o método mais eficaz de frear o avanço da doença e o colapso do sistema de saúde brasileiro.

 

 

 

 

 

Para os fãs das agendas culturais e dos rolês artísticos temos uma solução para o tédio em casa: o Google Arts & CultureA iniciativa do Google (que não é de hoje) disponibiliza nos meios digitais exposições artísticas dos mais renomados museus ao redor do mundo.

 

Temos mais de 20 museus nacionais integrando a plataforma de arte. As exposições foram ampliadas durante a quarentena para atrair novos visitantes.

 

 

Leia também:

 

 

 

 

Além das obras de arte, é possível também conhecer mais sobre a história dos museus e do contexto artístico das exposições. 

 

Confira a lista de museus brasileiros que tem exposições completas publicadas e que você pode apreciar sem sair de casa:

 

 

 

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

 

Foto: Renato Molás

 

O Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 pelo empresário paraibano Assis Chateaubriand e se tornou, desde então, uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. 

 

Desde 1968 localiza-se no icônico prédio vermelho com um imenso vão térreo, não a toa é um dos cartões postais mais famosos da cidade de São paulo.

 

Para acessar o espaço do MASP dentro da iniciativa do Google clique aqui.

 

 

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

 

Fatídico museu de artes visuais, com ênfase na arte essencialmente brasileira do século 19 em diante. A Pinacoteca do Estado foi fundada pelo Governo do Estado de São Paulo em 1905 e é o museu de arte mais antigo da região.

 

Além de ótimas exposições, principalmente do contexto histórico-artístico brasileiro a Pinacoteca do Estado é também, para muitos, uma lembrança nostálgica da infância. Sendo visita carimbada pelas escolas da cidade durante o ensino fundamental.

 

Para acessar o espaço da Pinacoteca do Estado dentro da iniciativa do Google clique aqui.

 

 

 

Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-Rio)

 

tour virtual mam museus brasileiros arte

Foto: Divulgação MAM-RIO

 

Fundado em 1948, localizado na cidade do Rio de Janeiro, o MAM-Rio é uma das maiores instituições artísticas do Brasil.

 

O maravilhoso prédio em que reside o museu é reconhecido como um marco da arquitetura moderna brasileira e conta com um pavilhão artístico de 4.500 m².

 

Para acessar o espaço do MAM-Rio dentro da iniciativa do Google clique aqui.

 

 

 

Museu Afro Brasil

 

museu de arte museu afro brasil

Foto: Divulgação Museu Afro Brasil/ Prefeitura de São Paulo

 

Situado dentro do parque mais famoso da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil mantém um acervo de mais de 6 mil obras da cultura africana e afro-brasileira.

 

O pavilhão de 11.000 m² conta com fotografias, pinturas, documentos, registros e arte étnica de autores brasileiros e estrangeiros.

 

Para acessar o espaço do Museu Afro Brasil dentro da iniciativa do Google clique aqui.

 

 

 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

 

tour virtual museu oscar niemeyer arte

Foto: Divulgação MON

 

A mais recente instalação dentro da nossa lista, inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer é um espaço dedicado as artes visuais, arquitetura e design. Localizado em Curitiba o complexo de dois prédios possui uma área de 35.000 m² e é uma referência arquitetônica nacional.

 

O primeiro prédio foi projetado ainda em 1967 pelo próprio Niemeyer e era destinado a um Instituto de Educação local. A arquitetura do prédio chama a atenção por lembrar a forma de um olho, é também um dos prédios com maior vão livre do país.

 

Para acessar o espaço do MON dentro da iniciativa do Google clique aqui.

 

 

 

Museu Nacional (UFRJ)

 

museus brasileiros museu nacional arte

Foto: Divulgação Museu Nacional/UFRJ

 

A mais antiga instituição científica do Brasil e maior museu de história natural da América Latina, o Museu Nacional é vinculado ao Ministério da Educação e tem curadoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

O museu, que historicamente remete aos tempos do império, foi criado por D. João VI em 1818. Cerca de 200 anos depois, em 2018, o Museu Nacional sofreu com um grande incêndio que causou danos inestimáveis ao patrimônio histórico, cultural e científico brasileiro.

 

Felizmente, uma parte do seu acervo estava fora do alcance do incêndio e foi digitalizada. Entretanto, na triste ocasião boa parte do patrimônio foi perdida.

 

Para acessar o espaço do Museu Nacional dentro da iniciativa do Google clique aqui.

 

 

 

Além dos 20 museus brasileiros o programa de difusão de arte do Google reúne centenas de museus ao redor do mundo. Tudo disponível online e de forma gratuita! Aproveite.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Avatar

Biólogo, Fotógrafo e aluno do Instituto de Botânica de São Paulo. Atua no Portal Mundo como Editor-Chefe de Redação e Conteúdo e na Tv Mundo como Diretor.