Neuralink: Elon Musk prevê streaming de música no cérebro através de chip

Neuralink: Elon Musk prevê streaming de música no cérebro através de chip

neuralink elon musk portal mundo

Quando ouvimos o nome de Musk já da pra prever alguma manchete ao estilo ficção científica. No entanto, a Neuralink, um dos projetos mais ambiciosos de Musk, vai te surpreender.

 

A interface cérebro-computador, chamada Neuralink, é mais uma empresa de tecnologia do bilionário Elon Musk. Não contente em inovar o mercado automotivo e, recentemente, conquistar o espaço com foguetes tripulados, Musk criou a startup que mais parece um enredo futurista.

 

O objetivo, segundo divulgado, é tratar doenças cerebrais e num futuro próximo, melhorar as capacidades humanas. Sim, exatamente, os comunicados oficias da empresa usam essa abordagem – aprimoramento de habilidades humanas.

 

 

Leia também:

 

 

 

 

A empresa que desde a sua fundação tem sido extremamente sigilosa e longe dos holofotes, divulgou alguns detalhes recentemente por meio do seu CEO. Segundo Musk, com o implante será possível “ouvir músicas diretamente do chip” e “controlar e manipular os níveis hormonais a nosso favor”.

 

A hipótese é que isso poderia ajudar no tratamento de ansiedade, depressão e doenças relacionadas.

 

Um artigo recentemente publicado pela Neuralink em um periódico científico detalha que a interface consistirá em milhares de eletrodos agrupados em um pequeno dispositivo implantável por um robô neurocirurgião, capaz de inserir 192 eletrodos por minuto no cérebro humano.

 

O dispositivo ainda contará com uma porta USB-C para transmissão de dados.

 

Até agora a Neuralink somente veio a público explicar sua tecnologia uma vez. Debate-se que o chip também seria eficaz no tratamento da doença de Parkinson. No Twitter, Musk afirmou que o chip poderia “retreinar” partes do cérebro e curar depressões ou vícios.

 

 

neuralink elon musk portal mundo

 

 

Leia também:

 

 

 

 

Saberemos mais detalhes da tecnologia da Neuralink em um evento marcado para 28 de agosto. O sistema foi testado em animais e, ainda neste ano, deverá ter seus primeiros experimentos em humanos.

 

Confira o link do pronunciamento oficial de Musk e dos profissionais envolvidos na Neuralink.

 

 

 

 

Comentários

Avatar

Biólogo, Fotógrafo e aluno do Instituto de Botânica de São Paulo. Atua no Portal Mundo como Editor-Chefe de Redação e Conteúdo e na Tv Mundo como Diretor.