No Texas, casas para moradores de rua são construídas com impressora 3D

Recentemente, a cidade de Austin, no Texas, cresceu como um grande centro criativo e tecnológico. Mas um fator não positivo também cresceu na cidade: o número de pessoas em situação de rua.
Nesta semana, uma equipe de arquitetura, design e tecnologia estreou uma nova proposta radical para conter esse crescimento usando a impressão 3D. Em parceria com a Mobile Loaves & Fishes, uma organização sem fins lucrativos que atende a comunidade de Austin, a empresa de impressão 3D ICON estreou a primeira construção dedicada a abrigar os sem-teto de Austin. O “Welcome Center” foi impresso em 27h, depois decorado pela designer Claire Zinnecker usando móveis doados pela Industry West.
“Na Industry West acreditamos que os espaços que ajudam as pessoas a curar ou aprender são tão importantes quanto os hotéis e restaurantes que atendemos todos os dias” disse a co-fundadora da Industry West e presidente de Responsabilidade Social, Anne England.
+ Mulheres que sofrem sexismo têm 3x mais chances de desenvolver depressão
A designer Claire usou muitos materiais naturais, cores e vegetação em um espaço que ela descreve como “acolhedor e calmo”.
Espaço foi descrito pela decoradora como “acolhedor e calmo”.
O Welcome Center, projetado pelo arquiteto Andrew Logan, é apenas o começo do projeto. A ICON planeja imprimir em 3D seis casas em um futuro próximo.
“O Village, em geral, oferece moradia acessível e permanente e uma comunidade de apoio para homens e mulheres que não possuem teto” explica o CEO e co-fundador da ICON, Jason Ballard.
+ 5 formas de ir ao espaço, caso tenha grana ou coragem
Com sua tecnologia de ponta, a ICON está pronta para solucionar um dos problemas mais duradouros das comunidades urbanas. “Nossa missão na ICON é disponibilizar casas dignas e acessíveis a todos, em qualquer lugar” reforça Ballard.