O que o criador da música “Ameno” pensa sobre o meme “ratinho dorime”

O que o criador da música “Ameno” pensa sobre o meme “ratinho dorime”

ratinho dorime ameno meme ameno ERA, Portal Mundo

Você com certeza viu neste carnaval alguém fantasiado de “ratinho dorime” e, muito provavelmente, ouviu algum remix de “Ameno” tocando por aí. Saiba mais sobre o significado do meme “ameno” aqui:

 

 

Se sua resposta foi “sim” para as duas perguntas acima, meus parabéns! Você foi atingido pelo meme do ratinho dorime acompanhado de uma estranha trilha sonora que, segundo a cultura popular, está em “latim” e é sacra.

 

As suspeitas em partes estão corretas, as versões que viralizaram no Brasil percorrem desde o Funk 150BPM, o Brega Funk, o Rave Funk, o Forró, o Trap e nosso amado Psytrance.

 

 

Leia também:

 

 

Embora a música original pertença ao grupo francês ERA que lançou o hit de New Age em 1996, o hit ganhou o grande público não só brasileiro. Mas afinal o nascimento do meme “Ameno Dorime” não é tão simples assim de explicar…

 

A versão mais famosa é a que um ratinho vestido de bispo católico (ou algo parecido) dança no ritmo do brega funk, mas vocês conhecem a internet… Pois os memes não tem limites.

 

 

 

O significado por trás do meme “Ameno Dorime”

 

O significado e a origem precisa do meme é completamente incerta, como quase tudo que viraliza na internet. O Nexo fez um compilado extremamente minucioso (porém ainda inconclusivo) sobre a possível origem do meme. Mas eu vou resumir pra você:

 

O meme do ratinho dorime (a imagem) aparece pela primeira vez em um fórum britânico sobre taxidermia (sim), em 2010, certamente como algum tipo de piada com o cristianismo.

 

Há quem diga também que a popularização da trilha sonora de “Ameno” do Era como meme se deve a um streammer de games estadunidense conhecido como Noxious, aparentemente o streammer deixava a música sempre como fundo de suas lives e, eventualmente, não demorou a virar piada na comunidade.

 

O ratinho ameno como conhecemos viralizou a partir de novembro do ano passado no Brasil, mas a verdade é que ninguém sabe exatamente o porquê, alguns atribuem ao vídeo em animação 3D ao Eris Soares. Entretanto podemos dizer que o meme foi tão longe que acabou voltando à atmosfera sacra que Ameno nos remete.

 

O que o ERA acha do Ratinho Ameno/Dorime

 

No Carnaval, os donos da música postaram o ratinho dançante no Instagram oficial do Era, mostrando que estavam cientes do que os brasileiros haviam feito com a obra.

 

 

O Portal Uol conversou com Eric Lévi, fundador e vocalista principal do ERA pra investigar o que ele estava achando do renascimento de “ameno” no Brasil. O cantor, entretanto, respondeu que “adorou a versão do ratinho dançante, mas que não se identificou tanto com o remix “abrasileirado.

 

“O compositor também explicou que “ameno” e “dorime” não têm um significado e nem uma tradução, são apenas palavras criadas por ele que combinam com o ritmo da canção. É o toque especial que transforma a experiência de ouvir Era em algo transcendental e justifica o sucesso do grupo em tantos países.”

 

 

A tão esperada entrevista com o ERA

 

Transcrevo aqui, enfim, uma parte da entrevista realizada pela Renata Nogueira do UOL à Eric Lévi:

 

UOL – Quando você ficou sabendo que Ameno tinha viralizado no Brasil? O que achou do meme?

Eric Lévi – Descobri recentemente. Alguns amigos viram no YouTube e me mandaram o vídeo que tem o ratinho dançando. Eu achei muito engraçado e alto astral.

 

O que você achou da empolgação dos brasileiros com a música após 24 anos do lançamento?

Fiquei muito feliz de descobrir que a minha música voltou a ser usada e ouvida em uma época de festas tão populares como o Carnaval, principalmente depois de tantos anos!

 

Vocês notaram alguma movimentação diferente de visitantes brasileiros nas redes sociais do Era nos últimos meses?

Não estou muito por dentro disso, mas acredito que o ratinho dançarino certamente promoveu o Era nas redes sociais.

 

Você conhece as diversas versões e remixes da música que surgiram para o Carnaval? Chegou a receber algum pedido do Brasil para fazer um remix?

Eu acabei de descobrir esses vários remixes e, sendo muito honesto, musicalmente falando eu não curti tanto assim. Observando o número de visualizações no YouTube, creio que não fui o único. E, não, até agora não recebemos nenhum pedido para um remix da música.

 

Muita gente associa a música do Era à religião, especialmente à Igreja Católica. Isso faz algum sentido?

A intenção das músicas do Era é apenas tocar a alma das pessoas ao redor do mundo, porém mais em um sentido espiritual do que religioso. É claro, há uma linha tênue entre espiritualidade e religião, mas não tenho intenção alguma de levar mensagens religiosas em minha música.

 

O que significa “ameno dorime”? Como foi compor essa música?

Todas as nossas músicas são escritas ou em inglês ou nessa língua que eu mesmo criei para que as vozes soem como um instrumento. As letras têm a intenção de traduzir e incorporar o sentimento da música, e dessa forma as vozes e o som se tornam uma única emoção.

 

Para ler a entrevista na íntegra acesse o site do Uol.

 

 

 

Comentários

Avatar

Biólogo, Fotógrafo e aluno do Instituto de Botânica de São Paulo. Atua no Portal Mundo como Editor-Chefe de Redação e Conteúdo e na Tv Mundo como Diretor.