‘Parasita’ leva Oscar de melhor filme e mais três premiações

‘Parasita’ leva Oscar de melhor filme e mais três premiações

Parasita

Produção sul-coreana é a primeira de língua não-inglesa a vencer a categoria de Melhor Filme na história do Oscar. Joaquin Phoenix, Renee Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern também venceram.

 

“Parasita” foi o grande vencedor do Oscar neste domingo (9). A cerimônia dos melhores do cinema aconteceu em Los Angeles, no Dolby Theatre.

 

O drama/comédia sul-coreano sobre desigualdade social recebeu quatro estatuetas e se tornou o primeiro não falado em língua inglesa a vencer como Melhor Filme.

 

 

Leia também: Netflix anuncia que está buscando limitar o compartilhamento de senhas

 

 

Além do prêmio principal, o cineasta Bong Joon-Ho também ganhou como roteiro original, diretor e melhor filme internacional.

 

 

O filme que foi um dos queridinhos de 2019, aclamado pela crítica pelo seu pioneirismo e teor social, foi bastante premiado nos festivais de cinema conquistando ainda em 2019 a Palma de Ouro e inúmeros outros prêmios.

 

Para alguns, ‘Parasita’ e o próprio Joon-Ho eram favoritos. Entretanto a maioria do público se mantinha cético se Hollywood daria o braço a torcer por uma produção estrangeira.

 

Surpresas a parte, o filme ganhou o prêmio e ainda entrou para história. A opinião popular apoia a decisão e, ao que parece, o cinema Hollywoodiano será mais inclusivo daqui para frente.

 

A aprovação é quase unânime da crítica especializada (o filme hoje apresenta 99% de aprovação no Rotten Tomatoes, maior média entre os indicados ao Oscar).

 

 

O roteiro de ‘Parasita’

 

O roteiro de ‘Parasita’ é todo construído ao redor da família de Ki-Taek, que está desempregado, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica.

 

 

Leia também: Sergio: Cinebiografia da Netflix estrelada por Wagner Moura

 

 

Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

 

A trama se desenrola pela fascinação da família protagonista pelo estilo de vida luxuoso. O filme, no entanto, constrói uma forte crítica social sobre desigualdade. Assista o trailer oficial:

 

 

 

Comentários

Avatar

Biólogo, Fotógrafo e aluno do Instituto de Botânica de São Paulo. Atua no Portal Mundo como Editor-Chefe de Redação e Conteúdo e na Tv Mundo como Diretor.