PlayStation 5: detalhes sobre o novo videogame da Sony

PlayStation 5: detalhes sobre o novo videogame da Sony

PlayStation 5

O PlayStation 5 teve seu nome confirmado pela Sony, que manteve o padrão utilizado desde 1994, quando o primeiro PlayStation chegou ao mercado. A Sony nunca utilizou “Super”, “Max”, ou algo do tipo. Mas sim 1, 2, 3, 4 e agora 5. 

 

Nesta terça-feira (08), em parceria com a revista WIRED, a Sony divulgou informações e a previsão de lançamento, que é para o final de 2020.

 

mundo store

 

A Sony não fala muito sobre o PlayStation 5 desde Abril de 2019. Na época, a WIRED divulgou a história sobre os esforços de desenvolvimento que eram comentados apenas como “console de próxima geração”.

 

De fato, a Sony não revelou muita coisa. A empresa “pulou” o Games Show E3 este ano – uma conferência que aborda as novidades no campo dos videogames – e viu a Microsoft revelar detalhes sobre seu próximo console de última geração, sucessor do Xbox One, que até então é conhecido apenas como Projeto Scarlett. 

 

Mas, agora, o CEO da Sony Jim Ryan e o arquiteto de sistemas Mark Cerny compartilharam, ansiosos, detalhes sobre o console.

 

Primeiramente, Cerny elogiou como o tempo de carregamento pode se passar em um piscar de olhos. Para ele, não é apenas a velocidade que torna o SSD formidável, mas sim sua eficiência. 

 

+ Nokia relança ‘tijolão’ e promete bateria para 43 dias

 

“Pense no disco rígido de um console de videogame girando como um disco de vinil de 5400 rpm. Para que o console leia um pedaço de informação da unidade, primeiro é necessário enviar a cabeça do disco – como uma agulha da plataforma giratória – para encontrá-lo. Cada busca, como é conhecida, pode implicar apenas um punhado de milissegundos. Para minimizá-los ainda mais, os desenvolvedores costumam duplicar certos ativos do jogo para formar blocos de dados contíguos, que a unidade pode ler mais rapidamente” comentou o arquiteto.

 

“Se você olhar para um jogo como o Homem-Aranha da Marvel” continua Cerny, “Existem dados duplicados 400 vezes no disco rígido. O SSD varre a necessidade de todo esse truque – não apenas a velocidade bruta de leitura é drasticamente mais rápida que um disco rígido, como também economiza espaço crucial.”

 

Como os desenvolvedores aproveitarão esse espaço provavelmente será diferente: alguns podem optar por criar um mundo de jogo maior ou mais detalhado, outros podem se contentar em diminuir o tamanho dos jogos ou patches. De qualquer forma, os jogos para o PS5 usarão discos ópticos de 100GB, inseridos em uma unidade óptica que funciona como um player 4k Bluray.

 

No entanto, a instalação do jogo (que é obrigatória, dada a diferença de velocidade entre o SSD e a unidade óptica) será um pouco diferente do PS4. Mas dessa vez, a Sony está mudando sua abordagem de armazenamento, tornando o processo de instalação e remoção mais configurável.

 

Outra grande novidade do PlayStation 5 é que o controle (ainda sem nome oficial, mas existem boatos para um possível nome “DualShock 5”) terá gatilhos adaptativos, com o intuito de passar uma experiência imersiva, além de uma saída de som. O Controle terá conexão USB-C para carregar a bateria. Da mesma forma, bateria com maior autonomia, mas também será mais pesado. 

 

A Sony confirmou à Wired a veracidade do kit de desenvolvimento do PS5 (versão inicial do console) que vazou na Internet na última semana. O kit de desenvolvimento é distribuído exclusivamente a estúdios que produzem os jogos, para que os títulos sejam feitos antes do lançamento do aparelho. A versão vazada do PS5 mostra um aparelho em formato “V”, que é o algarismo romano para “cinco”, remetendo à edição do PlayStation.

 

Além disso, o “ray tracing”, tecnologia avançada de criação de gráficos 3D realistas, será feito por hardware, e não software. Mais detalhes sobre o PS5 devem ser divulgados pela Sony até o final deste ano.

 

Com informações da WIRED

 

Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com Mandragora – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes da marca!

 

 

 

 

 

Comentários