Conheça a rave para surdos que faz sucesso na Europa

Conheça a rave para surdos que faz sucesso na Europa

rave para surdos

A participação de surdos em raves, festivais e demais eventos de música pode ser, se pensada num primeiro momento, algo “inimaginável”. No entanto, o grupo “Deaf Rave” vem desconstruindo isso no Reino Unido e em diversos locais da Europa. O melhor de tudo, é que os eventos aparentam ser divertidíssimos: contam com pisos vibratórios, sons de graves acentuados, espetáculos de luzes e aromas, performances em língua gestual, vídeos com legendas e muito mais.

 

O mais interessante é que muitos dos DJ’s e até produtores também são deficientes auditivos: ou seja, uma festa feita de surdos para surdos.

 

Troi Lee, fundador do grupo Deaf Rave, DJ e deficiente auditivo, conta que o projeto raves para surdos é único no mundo e busca quebrar mitos impostos pela sociedade. “Nosso evento é como nenhum outro no mundo. E nós precisamos reverter o mito de que pessoas surdas não conseguem aproveitar música.”.

 

+ ONG leva crianças deficientes em festivais e raves

+ Startup brasileira possibilita atendimento em libras via web conferência 

 

O inglês Ashton Phillip, deficiente auditivo e um dos frequentadores dessas raves para surdos, afirma que “Nas raves para deficientes auditivos a música é muito mais alta do que nos clubes noturnos convencionais. Você sente a música no seu corpo todo. Quando aumenta o volume e as vibrações ficam mais fortes, todo mundo se anima e dança.”

 

Para tornar a experiência ainda mais incrível e imersiva, os eventos contam com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Um software reconhece a música que está sendo tocada, o estilo, suas características e a transforma em imagem projetada. Da mesma forma, o público tem a possibilidade de utilizar um “alto falante vestível”. Este é uma tecnologia em formato de mochila que permite ao usuário sentir vibrações sonoras diretamente no tórax. Clique aqui e saiba mais sobre a SubPac.

 

O grupo Deaf Rave não promove apenas festas. Eles também atuam com workshops, apresentações e demais conteúdos voltados para deficientes auditivos. Visite o site oficial e saiba mais.

 

Confira abaixo um vídeo promocional da rave para surdos, em seu começo, 2006:

 

 

Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

• Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com VJ Vacão – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes!

Comentários