Sala de controle do reator quatro de Chernobyl é aberta ao turismo

Sala de controle do reator quatro de Chernobyl é aberta ao turismo

A sala de controle do reator quatro de Chernobyl, local da catástrofe nuclear mais devastadora do mundo, será oficialmente aberta aos turistas.

 

O governo ucraniano está abrindo as portas da instalação ao público pela primeira vez. A ideia faz parte de uma reinvenção maior do espaço, no intuito de torná-lo mais favorável ao turismo.

 

mundo store

 

Os esforços anunciados pelo presidente Volodymyr Zelensky, em Julho, incluem novas trilhas para caminhada e vias navegáveis, melhor recepção de telefones celulares e a flexibilização das restrições de filmagem. 

 

A sala de controle da antiga usina nuclear é onde os engenheiros desligaram as bombas de resfriamento do reator como parte de um teste de segurança em Abril de 1986, que levou a uma explosão que matou pelo menos 28 pessoas logo após e contaminou a área circundante. 

 

+ Tudo que você precisa saber pra viajar pelo Brasil (quase) de graça

+ As melhores fotografias do ano da vida animal selvagem

 

Antes do compromisso recente de re-imaginar o local como uma atração turística, os visitantes só podiam ver a usina de fora, assim como visitar a cidade estranhamente deserta de Pripyat e seus prédios em ruínas e a roda-gigante nunca usada.

 

Todos os 50.000 habitantes da cidade foram evacuados após o acidente, deixando-a uma cidade fantasma.

 

No entanto, recentemente jornalistas convidados viram pela primeira vez a sala de controle como parte do lançamento das 21 novas rotas turísticas. 

 

A sala, localizada sob um arco de contenção de aço de 36.000 toneladas, ainda tem suas telas de exibição originais e painéis de botões de comando.

 

+ Pesquisadora brasileira batiza aranhas com nomes de astros do Heavy Metal

 

Os visitantes só podem ficar lá por alguns minutos para evitar superexposição à radiação; respiradores, capacetes e roupas de proteção são fornecidos para aqueles corajosos o suficiente para se aventurar. 

 

Estima-se que 200 toneladas de combustível radioativo permaneçam contidas no lugar. Mas é improvável que isso afaste as pessoas, pois o número de visitantes está crescendo.

 

Os números de turistas, já em alta, foi impulsionado pela série da HBO, Chernobyl. Em 2019, 87.000 pessoas já visitaram Chernobyl, enquanto 72.000 visitaram em todo ano de 2018. 

 

+ “Chorão: Marginal Alado” chegará aos cinemas em 2020; confira teaser

 

“Chernobyl tem sido uma parte negativa da história da Ucrânia” disse o presidente Zelensky anteriormente segundo a BBC, que continuou. “Chegou a hora de mudar isso.”.

 

“Vamos criar um corredor verde para turistas. Chernobyl é o único lugar no planeta onde a natureza renasceu após um enorme desastre causado pelo homem. Temos que mostrar esse lugar ao mundo: aos cientistas, aos ecologistas, historiadores e turistas” conclui Zelensky. 

 

Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com Mandragora – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes da marca!

 

 

Comentários