Cinemas brasileiros têm até janeiro para garantir acessibilidade

Cinemas brasileiros têm até janeiro para garantir acessibilidade

cinemas acessibilidade

Segundo determinação presente na Instrução Normativa 128/2016, da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), todos as salas de cinema no país serão obrigadas a oferecer aparelhos de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. A norma passará a valer de forma plena a partir de 1º de Janeiro de 2020, sob pena de multa aos não cumpridores. A medida faz parte das ações da ANCINE pela universalização do acesso ao conteúdo audiovisual.

 

A primeira fase da norma já está valendo desde 16 de Junho do presente ano. Atualmente, 15% das salas dos grandes complexos devem oferecer recursos de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para quem solicitar.

 

Agora, o projeto entrará em sua segunda fase: 35% de obrigatoriedade para os grandes complexos e 30% para os menores. A data limite é 16 de Setembro, também sob pena de multa caso não cumprido.

Link Patrocinado:

Link Patrocinado:

 

+ Startup brasileira possibilita atendimento em libras via web conferência

+ Conheça a rave para surdos que faz sucesso na Europa

 

Segundo o secretário-executivo da Ancine, João Pinho, o Brasil é pioneiro em acessibilidade nas salas de cinema. “Temos recebidos feedbacks qualitativos muito emocionantes, de pessoas com deficiência que nunca tinham ido ao cinema na vida, pessoas que nunca viram ou assistiram filme sem entender. A gente vê que está impactando positivamente a vida dessas pessoas” comentou Pinho.

 

Ainda segundo Pinho, a meta da primeira fase, de 15%, foi alcançada com sucesso segundo levantamento divulgado pela instituição no fim de Junho.

Link Patrocinado:

 

A lista de cinemas com os recursos de acessibilidade pode ser consultada no site da instituição. A próxima atualização deve sair no início de Setembro, visto a data limite da segunda fase da norma. Ainda não existem dados sobre a utilização dos recursos, mas a Agência vai mudar isso no ano que vem, realizando levantamento das bilheterias dos cinemas.

 

+ Confira a lista de salas de cinemas no país que já contam com os recursos de acessibilidade

 

Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook

• Já viu nossos vídeos? Não? Então conheça a TVMundo e desfrute do nosso conteúdo audiovisual!

 

Entrevista com Ventania – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Entrevista com VJ Vacão – Mundo Psicodélico Festival 2018

 

 

Tem um concurso incrível rolando para o Mundo Psicodélico Festival 2019. Clique e concorra a 4 passaportes + brindes!

Comentários
Link Patrocinado: