Protagonismo Negro no Cinema

Por: Thayane Alves

Foto: Wikimedia Commons

Yasmin Thayná

Além de trabalhar como cineasta e roteirista, esta brasileira lançou em 2016 a plataforma digital colaborativa Afroflix, que veicula conteúdos assinados e produzidos por pessoas negras.

Foto: Pablo Saborido/Claudia

Barry Jenkins

O cineasta ficou conhecido no mundo inteiro quando Moonlight: Sob a Luz do Luar ganhou o Oscar de Melhor Filme. Suas produções são carregadas de sensibilidade para mostrar os desafios que negros enfrentam.

Foto: Wikimedia Commons

Jeferson  De

Paulista de Taubaté, Jeferson De venceu o ‘Festival de Cinema de Gramado’  logo na estreia de seu primeiro longa metragem. ‘Bróder’ foi sucesso absoluto e destaque no conceituado‘Sundance Screenwriters Lab’, na Alemanha.

Foto: Wikimedia Commons

   Ava  DuVernay

Ava DuVernay foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de Melhor Direção no Festival de Sundance pelo seu segundo filme da carreira, "Middle of Nowhere."

Foto: Atsushi Nishijima/Paramount

  Sabrina   Fidalgo

Diretora e roteirista carioca está conquistando o mundo. Em 2018 ela foi indicada pela publicação Bustle como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo. Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais pelo planeta e focam em protagonistas negras.

  Spike Lee

Foi um dos pioneiros a conseguir exposição com suas histórias cruas sobre o que é ser negro nos Estados Unidos. Seu primeiro prêmio, no entanto, veio em 2019 pelo roteiro de "Infiltrado na Klan".

leia mais sobre arte & comportamento