Yoga pode aumentar níveis químicos no cérebro e prevenir depressão

A prática de Yoga pode se tornar uma grande aliada no tratamento e prevenção da depressão e ansiedade.
Conforme um estudo recente, a Yoga pode aumentar os níveis de uma molécula mensageira envolvida na regulação cerebral. Por isso, concluir uma aula de Yoga por semana pode manter níveis elevados desse produto químico, o que pode ajudar a mitigar sintomas depressivos.
O estudo, publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine“, avaliou um grupo de 30 pacientes clinicamente deprimidos que foram divididos aleatoriamente em dois grupos.
+ Yoga para iniciantes: 10 dicas fundamentais
De acordo com os pesquisadores, os dois grupos se envolveram em respiração coerente e lyengar yoga – uma forma hatha yoga. Essa forma foi desenvolvida por BKS lyengar, enfatizando detalhes, precisão e alinhamento no desempenho de posturas de Yoga.
A diferença nos grupos foi o número de sessões de Yoga assim como as sessões domésticas nas quais cada grupo participou.
Durante três meses, o grupo de alta dose (HDG) recebeu três sessões por semana, conforme o grupo de baixa intensidade (LIG) participou de duas sessões por semana.
Os participantes foram submetidos a exames de ressonância magnética do cérebro antes e após o estudo. Assim, os cientistas montaram uma escala de depressão clínica para monitorar seus sintomas.
+ Meditação infantil: como aplicar e seus benefícios
+ Leonardo da Vinci ganha nova exposição imersiva em São Paulo
Os resultados do estudo revelaram que ambos os grupos apresentaram melhora nos sintomas depressivos após três meses.
A análise por ressonância magnética mostrou que os níveis da molécula mensageira cerebral GABA estavam elevados após três meses de Yoga, em comparação com os níveis antes de iniciar a Yoga.
“O estudo sugere que o aumento associado nos níveis de GABA após uma sessão de Yoga é ‘limitado no tempo’ semelhante ao dos tratamentos farmacológicos, de modo que concluir uma sessão de Yoga por semana possa manter níveis elevados de GABA” explicou Chris Streeter, co-autor do estudo e professor na Universidade de Boston.
A importância dos dados para a Yoga ajudar a tratar depressão
O fornecimento de dados baseados em evidências pode ajudar a levar mais indivíduos a praticar Yoga. Assim, a prática pode se tornar uma estratégia de melhora da saúde e bem-estar.
+ Dieta Vegana e suas reais importâncias
“Uma força única deste estudo é que o emparelhamento da intervenção da Yoga com a imagem cerebral fornece informações neurobiológicas importantes sobre o ‘como’ a Yoga pode ajudar a aliviar a depressão e a ansiedade” disse a co-autora do estudo Marisa Silveri, da Universidade de Harvard.
“Neste estudo, descobrimos que um importante grupo neuroquímico, o GABA, relacionado ao humor, ansiedade e sono, aumenta significativamente quando associado às intervenções da Yoga” concluiu Silveri.
⇒ Por fim, siga Portal Mundo no Instagram, YouTube e Facebook